quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Aldy Carvalho

Aldy Carvalho é cantor, compositor, poeta e violonista. Das barrancas do Rio São Francisco (Petrolina -PE), mescla e condensa, de maneira particular, o seu universo de origem, o nordeste. A paisagem nordestina em canções não estereotipadas, resulta um interessante diálogo entre o Sertão, que mistura as mazelas euclidianas, o colorido sonoro de Guimarães Rosa, a alegria farsesca de Ariano Suassuna e o meio urbano, cujo eixo é a temática universalizada de Manuel Bandeira. Neste contexto, apresenta seu trabalho.

                                          Fonte: Arquivo pessoal do artista.

Tecendo em Reverso- Quais circunstâncias o levaram a aproximar-se da música?

ALDY CARVALHO – A música me tem desde a gênese, contudo, meu pai, autodidata me aguçou o gosto pelo universo popular: música, a prosa, a poesia, o teatro.

Tecendo em Reverso -  Como nasceu o cordelista Aldy Carvalho?

ALDY CARVALHO – O amigo escritor, pesquisador Marco Haurélio, um dia me soprou aos ouvidos uma mensagem já decifrada. Outro amigo, o professor e historiador Aderaldo Luciano, referendou o assopro e aí eu ensaiei mostrar uns guardados em prosa e em versos que já vinha alinhavando e de uma fornada boa saíram “A ganância de um preguiçoso” e “No reino dos imbuzeiros”.

Tecendo em Reverso - No seu mais recente trabalho “Cantos d’Algibeira” a música nordestina é acompanhada de letras que nos remetem à esperança por melhores momentos. Como foi o processo de criação do cd?

ALDY CARVALHO- É a continuação de um trabalho de longo tempo correndo trecho nessa seara de cantador. O cd anterior “Alforje”, por si só já me indicava que eu iria desaguar em “Cantos d'Algibeira”. O poeta J F Lisboa diz que:

“  É do poeta
Conceber o poema contido no universo
Plantar flores, colher flores, suas pétalas em versos.
É do poeta
Semear em ventos, colher nas brisas,
planos de iluminar o mundo
eternizar o minuto, o segundo
É do poeta
Percorrer caminhos sem fim
Dizer não e dizer sim
Espalhar versos que destronam tiranos
É do poeta.”
Cantos d'Algibeira traz uma mensagem de solidariedade humana.  Após léguas de jornada, o cantador, ciente do seu ofício, missão(  Cantadores são, invariavelmente, possuidores de dons “paranormais” verdadeiros vates, poetas, apontam e prenunciam, diagnosticam,  prognosticam transformações humanas e sociais) vaticinam “...só o amor dá alforria, enche o mundo de alegria, faz a vida ter mais graça”.
                                                                            Fonte: Arquivo pessoal do artista
   
Tecendo em Reverso- Dentre os trabalhos dos cordelistas, existe hoje uma demanda pela divulgação do cordel nas grandes metrópoles. De que forma a Caravana do Cordel tem atuado em São Paulo para promover a Cultura Popular?

ALDY CARVALHO – Caravana do Cordel, movimento lítero cultural criado em São Paulo em 2009 por artistas de diversas regiões do Brasil que, radicados na cidade de São Paulo, buscam promover a literatura de Cordel, trazendo-a para o destaque que esta arte requer. Os participantes do movimento têm levado aos mais diversos espaços: escolas, universidades, circos, praças, bibliotecas, CEUs.

Tecendo em Reverso – Quais são os próximos projetos do artista Aldy Carvalho?

ALDY CARVALHO – A jornada continua na boa peleja, divulgando “Alforje” e “Cantos d'Algibeira”. Em agosto, em Lençóis Paulista – SP, com os poetas João Gomes de Sá e Varneci Nascimento e depois  cantoria em Guaxupé – MG. Em setembro, Petrolina - PE, Curaçá – BA e coquetel de lançamento na Livraria Cortez. Novembro, na casa de Cultura do Tremembé – SP e gravação de dois clips, e a jornada  continuará onde houver um espaço, uma varanda, um alpendre, um terreiro.

Aldy por Aldy:
Eu me chamo Aldy Carvalho
Cantador que tem alume
Meu canto ecoa na serra
Do sopé até o cume
Vento leva a melodia
As rimas da cantoria
Pra não perder o costume...



Contatos: Aldy Carvalho (11) 995134867 / (11) 37429642. Email: pazinko@gmail.com 
Disponível em:

Biografia: Aldy Carvalho


Por Juliana Gobbe

Nenhum comentário:

Postar um comentário