quinta-feira, 10 de julho de 2014

Talita Bordignon

A pesquisadora Talita Bordignon é graduada em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus Franca (2008). Tem mestrado em Filosofia e História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFScar) e leciona na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo.
Sua dissertação de mestrado defendida em 2012 teve como orientador o Prof. Dr. José Luis Sanfelice e abordou o seguinte tema: As ações do Estado Brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971).
Em entrevista concedida ao Tecendo em Reverso a pesquisadora discorreu  sobre este trabalho.
Ao final da entrevista, o leitor terá acesso ao link da dissertação para a leitura na íntegra.
O blog Tecendo em Reverso parabeniza a pesquisadora Talita Bordignon por esta relevante contribuição para a Educação brasileira.

                                                                                                  Foto: Arquivo pessoal da pesquisadora.





Tecendo em Reverso- Como ocorreu a percepção da necessidade de pesquisar: “As ações do Estado Brasileiro para o desenvolvimento do ensino industrial no Brasil (1946-1971)”?


TALITA BORDIGNON – Inicialmente senti que seria importante analisar os “Acordos MEC-USAID” para a educação profissional. Estes convênios são bastante “famosos” e envolvem questões caras à educação brasileira: o Brasil consentiu a interferência estadunidense em várias áreas, inclusive na Educação. Isto significa que nos deixamos moldar conforme o ideal de mundo capitalista que, na década de 1960 estava representado na figura dos Estados Unidos da América. Ou seja, o Estado brasileiro – articulado ao governo norte-americano – agiu de forma a desenvolver um tipo muito específico de cidadão-trabalhador. Para os governos que atuaram entre 1946 e 1971, as escolas técnicas eram as instituições responsáveis pela formação da grande massa de trabalhadores que faria o país rumar ao desenvolvimento e ao progresso. Estes trabalhadores deveriam, inclusive, ter sua conduta moral ditada pelas fábricas – e pelas escolas que formavam os trabalhadores para elas. Assim se garantiria que a nação brasileira pudesse se desenvolver economicamente.
No entanto, ao analisar os documentos que foram divulgados como Acordos MEC-USAID para o ensino industrial, confirmamos que, na verdade, estes convênios foram firmados com o Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID) e não com a United States Agency for International Development (USAID). Na procura por fontes documentais, nos deparamos com os Boletins da CBAI, uma publicação mensal de responsabilidade da Comissão Brasileiro-Americana para o desenvolvimento do Ensino Industrial (CBAI). Neste periódico estão expostos, claramente, quais eram os objetivos dos governos e da classe de industriais que participavam da gestão dos recursos que deveriam ser aplicados no ensino técnico-industrial brasileiro do período. Ali se expõe como se delinearam, portanto, as ações do Estado brasileiro para este ramo de ensino.


Tecendo em Reverso -De que forma os acordos MEC- USAID influenciaram a educação brasileira?


TALITA BORDIGNON – Os governantes brasileiros, quando buscaram ajuda financeira para realizar o que julgavam necessário, se dispuseram a alinhavar os montantes à ideologia do bloco que o emprestavam. Ou seja, os convênios transplantaram a ideologia capitalista estadunidense para a cultura e a sociedade brasileira – por meio das escolas, dos livros, dos educadores de lá que vinham para cá e dos educadores brasileiros que frequentaram cursos em território norte-americano. Não se pode esquecer que naquele contexto de Guerra Fria, estavam se digladiando dois blocos antagônicos: de um lado a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), representando o comunismo e de outro, os Estados Unidos da América, em defesa do capitalismo. Os EUA, como não poderia deixar de ser, agiram de todas as maneiras para assegurar a implantação do capitalismo em todo o mundo – inclusive emprestando valores para o desenvolvimento dos países cujos governos apresentavam inclinações à sua maneira de enxergar o mundo, como é o caso do Brasil.


Tecendo em Reverso - Em que medida a organização da escola, como lemos na sua dissertação, acompanhou “a movimentação do capitalismo internacional”?


TALITA BORDIGNON – Veja... as escolas ambicionavam formar cidadãos que se comportassem e pensassem de acordo com os ditames do capitalismo. Isto significa que, enquanto cidadãos a serviço do país onde vivem, deveriam trabalhar sem fazer maiores questionamentos à ordem. Não era importante que organizassem a produção coletivamente, por exemplo; era mais relevante que realizassem as tarefas que lhe são impostas, individualmente. As escolas técnicas orientavam os alunos – futuros cidadãos-trabalhadores – a agirem e se comportarem desta maneira. Não havia necessidade de pensar; apenas realizar tarefas isoladas para elevar o país à condição de potência econômica. Afinal de contas, quando se adota a divisão social do trabalho, se garante maior produtividade. Neste sentido, quaisquer ações que favorecessem  a  organização  do  mundo  do  trabalho  e orientassem a consolidação do capitalismo seriam bem-vindas: os princípios tayloristas de racionalização do trabalho embalaram os rumos do ensino técnico industrial e do cotidiano das fábricas. Isto é, cada trabalhador deveria ser responsável por apenas uma determinada tarefa na produção daquele produto e as escolas técnicas eram as instituições onde se ensinava isto.


Tecendo em Reverso - Como se deu à época a atuação da burguesia nacional atrelada ao grande capital?


TALITA BORDIGNON – A burguesia internacional associou-se à nacional para gerir os recursos advindos dos Estados Unidos e do Brasil. A burguesia de ambos os países está personificada na figura da CBAI: para administrar os valores, foi criada a comissão que, por sua vez, era formada por membros dos dois países. Muito além de financiar,  os convênios  se  encarregaram  de  transformar  a  vida  e  a  cultura  da  sociedade  brasileira, isto é, a cooperação internacional articulou os níveis econômico, político e cultural. Ademais, esta troca não teria se dado se as elites não estivessem dispostas a consenti-la.  Em nome do desenvolvimento, as  classes  dominantes  fizeram  da  cooperação  bilateral  a justificativa para associar o seu capital ao internacional.  Pode-se falar em  agentes  sociais  que  procuravam  modernizar  conservando  a ordem, principalmente após o golpe civil-militar do Movimento de 1964.



Espaço da pesquisadora: Desejo ter contribuído para a reflexão acerca dos acordos internacionais que o Brasil fez e continua fazendo para a educação. Atingir índices pré-fixados por organismos internacionais e seguir e adotar pedagogias vazias de sentido nem sempre é uma alternativa válida. O que deu certo em outros países, não é garantia de sucesso para a educação brasileira.






Juliana Gobbe


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