segunda-feira, 28 de abril de 2014

Notícias da Jornada sobre a Reforma Agrária na Unicamp.

  
Na última quinta-feira o grupo de Estudos e pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) promoveu na Unicamp  em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra( MST ) a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.
O evento, mediado pelo Prof. Dr. José Claudinei Lombardi (Unicamp) contou com as presenças do Prof. Dr. Dermeval Saviani (Professor Emérito da Faculdade de Educação (Unicamp) e coordenador geral do HISTEDBR, Prof. Dr. José Luis Sanfelice (Unicamp), Prof. Dr. Luiz Bezerra Netto (UFScar) e o representante do MST: Gilmar Mauro.
No encontro foram levantadas discussões sobre a luta pela terra no Brasil em sua dimensão política, bem como, o protagonismo do MST nos esforços por um debate sobre reforma agrária contemplando a sociedade como um todo.
Na ocasião, Gilmar Mauro deu ênfase à aproximação do “Campo com o Campus” numa articulação de forças e novos paradigmas ensejando o entrelaçamento de luta política e econômica.
Na mesa-redonda também foi contemplada a discussão sobre os 50 anos do golpe de estado no Brasil. Segundo o Prof.Dr. José Luis Sanfelice é preciso “descomemorar as ocorrências do golpe tentando reconstruir uma história que tente sobrepor a farsa histórica”.
O prof. Dr. Luiz Bezerra Netto (UFScar) também discorreu sobre o instrumental utilizado à época da ditadura que ora se reproduz na tática da polícia em suas intervenções violentas nas periferias das grandes cidades.
O Prof.Dr. Dermeval Saviani encerrou o debate com uma precisa reflexão histórica sobre a luta pela terra no Brasil desde 1850 até os dias atuais.
Destacamos também a presença da representante do MST: Márcia Ramos que presenteou o público com a interpretação de “Notícia da Alemanha” do dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht.




                                     Os professores:  Denise Gomide, Gilberto Sant'Anna e Rivaldo Silva.

                                                          Representando o MST: Fábio Accardo e Marcia Ramos.

                                                      Na mediação do debate o Prof. Dr. José Claudinei Lombardi.

                                                          Representando o MST no debate: Gilmar Mauro.

                                 O Prof. Dr. José Luis Sanfelice (Unicamp) e o Prof. Dr. Luiz Bezerra Netto (UFScar).

O Prof. Dr. Dermeval Saviani (Professor Emérito da Faculdade de Educação (Unicamp) e coordenador geral do HISTEDBR.



Abraços,
Juliana Gobbe.